Capão Redondo, gente, geografia, história transportes, educação e limites

59 total views, 1 views today

Por Daniel Dantas/Sebrajor

Capão Redondo, gente, sua geografia, meios de transportes, principais vias de acesso, terminais, educação, sua história e seus limites.

História do Capão Redondo

Dizem que o Capão Redondo nasceu na segunda metade da primeira década do século XX, ás margens da M’Boi Mirim, as margens da represa Guarapiranga, nos sertões de Santo Amaro. Recebeu este nome porque sua região tinha um capão de araucárias, formando uma circunferência de aproximadamente uns 50 km.

Ocupação do bairro

O bairro teve seus primeiros moradores nas imediações da COHAB adventista e, Avenida Ellis Maas.

Geografia do Capão Redondo

O Bairro é estreito e longo, iniciando na região do Jardim Mitsutâni e, chegando ao Nakamura, na região do Jardim Ângela, possui 13,6 km².

Bairros e Vilas do Capão Redondo

Com mais de 32 bairros e vilas, você tem uma verdadeira cidade no Bairro, bairros como, por exemplo: Jardim Amália, Jardim IAE, Jardim Irene, Jardim Macedônia, Jardim Mitsutâni, Jardim das Rosas, Jardim Magdalena, entre tantos jardins, vilas e bairros, você ainda tem independência, Vale Velho, Jd. Maracá, etc.

Principais vias de acesso do Capão Redondo

As principais vias de acesso do Capão Redondo são: Estrada de Itapecerica, Estrada do Campo Limpo, Estrada do M’boi Mirim. Essas três estradas interligam o bairro ao restante da cidade, como por exemplo: pela estrada do Campo Limpo você é ligado ao Taboão da Serra, a rodovia BR 116, a zona oeste, raposo Tavares, cidade com cotia e, na região oeste de São Paulo, chegando a Pinheiros, av.rebolsas, Ac.Paulista e Consolação; Pela estrada de Itapecerica você interliga a Avenida João dias, Santo Amaro, etc., ou Marginal Pinheiros e, Marginal Tietê, Castelo Branco, Fernão Dias, se ligando ao norte do país; pela estrada do M’Boi mirim, você se liga a av.Guarapiranga, Robert Kennedy, Largo do Socorro, Washington Luiz, Aeroporto, etc.

Principais ruas e avenidas do Capão Redondo

Depois das principais vias de acesso ao bairro, agora vamos apontar as principais vias de circulação do bairro. Vias que te leva aos bairros, vilas e cidades vizinhas do Bairro, são elas: Av.Ellis Maas, Av.Comendador Antunes dos Santos, av.Comendador Santana, Av.Henrique San Midlin, Av.Felipe Carrillo Puerto, av.Dom Rodrigues Sanches, av.integrada, av.Mafra, rua serra dois irmãos, av.Carlos Caldeira Filho, etc.

Limites do Bairro

O Capão Redondo faz divisa com bairros como Campo Limpo, Jardim São Luiz, Ângela e, com cidades como: Embu das Artes, Taboão da Serra e, Itapecerica da Serra.

Meios de transportes

Você tem várias formas de transportes públicos nos dias de hoje: Metrô, ônibus, Peruas e aplicativos.

Metrô

Você pode utilizar metrô para chegar e sair do Capão Redondo, a porta de entrada do Terminal Metrô Capão Redondo, fica na av.Carlos Caldeira Filho com a estrada de Itapecerica, na praça salvador correia.

Se o Metrô for a sua opção você pode ir até a estação Santa Cruz e, de lá para o restante da cidade fazendo integração, entretanto caso queira acessar a região Oeste da cidade, pode fazer integração no terminal Santo Amaro e, pegar embarcar em uma composição da CPTM, que tem como destino Osasco, fazendo baldeação na Estação Pinheiros, onde você também será levado para o centro da cidade, como Av.Paulista, República e, Estação luz.

Ônibus urbanos

Os ônibus urbanos ligam e interligam as cidades por meio de corredores e terminais de ônibus. Você vai para qualquer bairro do Capão Redondo usando o Terminal Capelinha, um dos maiores terminais urbanos da cidade. Esse terminal interliga a cidade formando uma rede de outros terminais que te levam para qualquer bairro, isso apenas de ônibus, saindo de um terminal a outro.

Todos os terminais de ônibus em São Paulo funcionam 24h, isso equivale dizer que você tem ônibus para toda a cidade 24h por dia.

Ônibus intermunicipais

Ônibus intermunicipais vão te levar para as cidades vizinhas de São Paulo, como por exemplo: Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu Guaçú.

No Terminal Metrô Capão Redondo você tem integração sem ter que colocar a mão no bolso, que vai te levar para a vizinha cidade de Itapecerica da Serra, distante 7 km e, para a Embu das Artes e Embu Guaçu, na grande São Paulo.

População do Capão Redondo

De acordo com o último senso do IBGE, que aconteceu em 2010, no Capão Redondo da época moravam no Bairro 270 mil pessoas.

Educação no Capão Redondo

Uma das coisas que os moradores do bairro não podem reclamar é o sistema educacional da região. De creches a Universidade você encontra no Capão Redondo. Pode não ser em número suficiente, mas tem, por outro lado o bairro só não foi atendido naquilo que é o maior sonho dos jovens do bairro ter na região uma unidade da Fatec e Etec.

Colégios públicos

Existem colégios nas mais diferentes regiões do Capão Redondo, Colégios como: Ronaldo (Jardim Irene), Tenente (Jardim das Rosas), Beatriz (Parque Fernanda) Sargento (Pq. Independência) e, algumas dezenas deles, colégios de ensino fundamental e médio, da prefeitura ou do estado.

Colégios particulares

Já os colégios particulares também se fazem presentes nas mais diferentes regiões do bairro, como por exemplo: Colégio Adventista Ellen White (av.Ellis Maas), Ellen White Valo Vello, Colégio de ensino fundamental e médio (Unasp), Colégio Lilha, no Jardim Lilha e, colégios Católicos administrados por freiras, com excelente qualidade no ensino fundamental e médio, além do colégio da Rua Paulino Vital.

Cursos profissionalizantes

Cursos profissionalizantes você tem diversos, tanto de idioma, quanto de informática, todas as franquias de grandes redes que viram no bairro um potencial, pois o bairro contempla mais de 15% dos moradores de jovens entre 12 25 anos (IBGE) senso 2010.

Supletivos

Além do ensino regular você também estudar na modalidade de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) em um dos colégios públicos da região totalmente gratuito, podendo concluir seus estudos básicos em até 3,5 anos, fazendo em dois anos o ensino fundamental e, 1,5 anos o ensino médio.

Supletivo Particular

Já no Ensino Supletivo particular no bairro você encontra apenas polos educacionais que ministra cursos a distância, sendo um na av.Felipe Carrillo Puerto, 451 e, dois outros na Estrada de Itapeceria, jardim Capelinha.

Ensino Superior

O Bairro tem três unidades de curso superior na região, são elas: Unasp, no Jardim IAE, Frequencial no Jardim Bandeirantes, todos na estrada de Itapecerica.

O Unasp é o mais antigo, também tem a maioria dos cursos de que a sociedade brasileira, com cursos registrados e aprovados pelo Mec, como por exemplo: Enfermagem; Nutrição; Psicologia; Adminstração (graduação), pós-graduação e, tecnólogo em ciências da computação e  análise de sistema.

A Sequêncial é uma faculdade com curso voltado à saúde, como: Enfermagem, Farmácia, Educação Físicas, Pedagogia, administração, etc.

Semanário Brasil de Jornalismo -mei é responsável pelas publicações deste site, dúvidas, criticas ou sugestões envie mensagem para: sugestoes@folhadocapao.com.br ou ligue para Tel: 5824-7505

Siga-nos nas redes sociais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *