Carreira e profissões: tendências e oportunidades no mercado de trabalho

    204 total views, 2 views today

    O Brasil está mais otimista, mais confiante, as empresas estão investindo mais, isso tanto em pessoas, como em equipamentos e tecnologia.

    A  dica para você que está na flor da idade, iniciando no mercado de trabalho que fique antenado para isso, de acordo com sua área de formação ou de intenção.

    Todos os setores da economia estão contratando mais do que no mesmo período do ano passado, isso vem acontecendo no setor de serviços, industria e, comercio. Para que você sinta essa melhora em você, fique ligado no que acontece; se prepare de acordo com esse movimento e agarre as oportunidades que vão aparecerecendo.

    Segundo matéria do Estadão PME, a maioria das micro empresas no Brasil são do setor de serviços e são as que mais cresceram no período entre 2018 e 2019, confira. Já, segundo matéria da Revista Exame, o setor de comercio apresentou crescimento de 6,3%, aproveite para melhorar seu conhecimento e leia a matéria na integra, aqui. Por fim, o setor industrial espera um crescimento no mesmo período de 3% para o mesmo período, segundo CNI (Confederação Nacional das Industrias).

    Aqui já daria para você ter uma ideia sobre o mercado de trabalho, pois todo crescimento demanda investimento e, consequentemente aquisição, tanto de equipamentos, imóveis, tecnologia e, mão de obra, não dá para crescer sem contratar. Portanto, você que está lendo este artigo precisa ficar ligado em sua área para ver o que de novo esta acontecendo-, o que as empresas estão buscando, então procurar se qualificar para estar preparado para essas novas oportunidades.

    Publicidade Curso profissionalinzate

    Uma das formas de se fazer isso é seguir de perto as redes sociais do seu setor, ver a movimentação, como o mundo dos negócios se movimenta em ondas, claro, um setor puxa o outro e, consequentemente, todos crescem quando estão subindo e, caem, quando estão descendo no mundo dos negócios. Procure ver os balanços de grandes setores empresarial, aprenda a identificar modismo, fofocas de crescimento real, então aqui como jornalista e profissional da investigação, digo:”faça perguntas”, porque disso, daquilo, daquilo outro, exemplo: Porque o setor de serviços cresceu, o que o levou a esse crescimento?

    Como eu disse anteriormente, o mundo dos negócios se movimenta em ondas, lembra? Então, se um setor cresceu, todos os demais acompanham, porém é importante saber identificar o do porquês, assim você vai saber se o crescimento é real ou foi apenas pelo ato especulativo de alguém.

    Uma coisa é certa, todos os setores passam pelo setor de serviços, ele é o pai de todos, se o setor de serviços não acompanhar o crescimento, os demais acabam que se estrangulando pelo caminho, isso é simples de explicar; tomamos como exemplo o setor de transportes, uma categoria especial:”caminhoneiros”, como esquecer o rombo no PIB do país provocado por essa categoria por conta da greve no final de 2018? Do que adiantava produzir ou vender, se não tinha como entregar, ficou bem claro para todos nós que ninguém vai sozinho muito longe, um setor precisa do outro.

    Outra coisa importante são as datas comemorativas, períodos sazonais, coisas como por exemplo: carnal, dias dos país, dias das mães, dias das crianças, pascoa, dia de nossa senhora aparecida, dia de finado, casamentos, aniversários, etc. Quando essas datas se aproximam, claro que determinado setores alavancam produção, industrialização, comercio, etc., porém, são crescimentos que apenas dão fôlego aos empreendedores do setor, mais nada de que podemos basear como crescimento real, porém, para quem esta desempregado,  pode sim ser uma oportunidade de emprego, mesmo que temporário. Só para finalizar, olhando pelo lado da empregabilidade dos setores que atuam muito em função de épocas e datas comemorativas, que tal observar o setor de Ovos de páscoa; ou mesmo um emprego temporário entre novembro e janeiro para atender demandas de natal e passagem de ano?

    Gostaria de saber mais sobre o assunto? então deixe seus comentários e sugestões, vou trabalhar para isso, assim quem sabe aumentar suas chances no mercado de trabalho ou, até mesmo no setor empreendedor.

    Fonte: Estão PME – Revista Exame

    Por Daniel Quental/Sebrajor/Saides

    Siga-nos nas redes sociais

       

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *