Como conquistar mais clientes para oficina em 5 passos simples

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    Mais clientes para sua oficina mecânica, funilaria e pintura em apenas 5 passos simples, agora neste port, leia e aplique os conceitos.

    Comunicação visual

    Você certamente já deve ter ouvido o seguinte ditado:”quem não não não é visto”, não é verdade? O primeiro dos 5 passos para conquistar mais clientes para sua oficina mecânica, funilaria, pintura ou qualquer outro negócio é aparecer, se mostrar, ser encontrado, para que isso ocorra mais fácil e seja viável passa pela escolha do ponto e, pela comunicação visual.

    Como escolher um bom ponto

    A escolha de um bom ponto comercial para abrir uma oficina mecânica, funilaria, pintura ou qualquer negócio é onde passa gente, quanto mais melhor, de preferência nas principais vias de acesso do bairro, principalmente se for de tráfego constante e obrigatório.

    Visual do ponto

    Uma forma de chamar a atenção para uma oficina é pintar a faxada de vermelho, preto, azul e branco, essas cores se bem aplicadas, obedecendo um simetria organizada, ajudam muito, porém, não devemos esquecer de colocar os logos das marcas de veículos que você se especializou e vai trabalhar.

    Atendimento e recepção

    Aqui é interessante, todos da oficina precisam estar integrados, comprometidos com a empresa, por isso oferecer aos funcionários um treinamento sobre educação, solidariedade, presteza, simpatia, pois são os quesitos necessários a qualquer negócio.

    A recepção da oficina deve ser projetada na entrada do estabelecimento, assim o cliente não precisa ficar transitando pela área de serviços, procurando entre carros quem pode lhe atender; aqui vai uma dica importante, nunca negligencie, contrate uma pessoa para a função de recepcionista da empresa.

    Personalização, Customização

    Uniformes de funcionários, colaboradores, gerentes e donos do estabelecimento. Lugar de passear é no shopping, portanto, portanto, qualquer pessoa que trabalha ou presta serviços em sua oficina precisa estar uniformizado com uniforme, camiseta, jaleco ou outro tipo de vestimenta. Isso facilita o posicionamento do cliente, ele saberá com quem esta falando, por isso, não deixe de colocar nome da pessoa e sua função na empresa.

    Cartão de visitas

    Antes mesmo de abrir sua empresa essas coisas precisam estar prontas, por isso não deixe de se ater para isso, além da pintura, do logo da empresa, do uniforme, o ideal é ter cartões de visitas acompanhando as mesmas cores e símbolos que representam a sua empresa.

    O Cartão de visitas precisa ter informações básicas, porém claras, que ao pegá-lo e o cliente saberá exatamente que tipo de serviços prestam naque local, dia e horários de funcionamento, telefones, e-mail, sites e redes sociais e, de preferência não colocar nome em cartão geral, apenas no local, atendimento ao cliente.

    Mídias digitais

    Muito embora você pode achar que não passa de custos, porém a verdade é outra, investir em mídias sociais eleva e promove sua marca junto ao mercado, por isso não deixe de investir em sua própria rede social, fazendo integração entre elas, para isso criar um site, blog, inforum vai ajudar a fidelizar seus clientes e promover sua oficina: mecânica, funilaria, pintura ou qualquer outro negócio.

    Site

    Um site precisa falar de sua empresa, ele apresenta ao mercado quem ela é, o que produz, que vende, que tipo de serviço presta ao mercado, qual sua missão, seu endereço, além da equipe profissional com um breve curriculum deles.

    Blog

    deve ser um local para que se produz conteúdo sobre a área, experiencia profissional, serviços realizados, notícias sobre mercado automotivo, etc.

    Inforum

    Sobre dicas, questionamento, orientação e serve para fidelizar ainda mais seus clientes, por isso manter um inforum ajuda a colocar pessoas, clientes, técnicos, montadoras, etc., no seu caminho aumentando o compromisso de sua marca.

    Banco de dados

    Banco dados sobre fornecedores de peças, cursos e treinamentos e, claro, fazer uma registro do carro que entrar em sua oficina, ali você coloca o maior número de informações possíveis sobre, como por exemplo proprietário do veículo, telefone, e-mail, marca, modelo do veículo, tipo de serviço, troca de óleo,  peças, valores, condição de pagamento e data de nascimento, etc.

    De posse dessas informações peça para que a recepcionista faça o pós-venda, ligando para o cliente para saber como está o carro, fazendo comunicado sobre a troca de óleo, sistema de freio.

    Honestidade

    Estamos cansados de ver vídeos de técnicos sendo surpreendidos em mentiras. Fazendo orçamento relatando defeitos que não se sustentam; cobrando por serviços de que não são feitos, promovendo defeitos que não se consubstanciam.

    Muitas vezes técnicos cobram por serviços e trocas de peças, depois arrumam peças antigas ou colocam peças usadas e cobram como se tivessem colocado peças novas.

    Nos dias de hoje as pessoas vão a vários lugares antes de mandar fazer o serviço, são profissionais que passam orçamento descriminando o tipo de serviço a ser feito; peças que precisarão serem trocadas; valores que serão cobrados e condições de pagamento.

    Fazer um orçamento fora dessa realidade é crime, roubo, estelionato, apropriação indébita, etc., sem contar que espanta a clientela.

    Por isso ser honesto faz bem aos negócios, mantém a clientela por perto, traz novos clientes, ajuda aumentar o faturamento e fideliza seus clientes.

    Consultor de carreiras, palestrante e colch para empresas específicas, contato daniel.quental@hotmail.com

    Por Daniel Quental/Sebrajor

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