Como funciona o sistema financeiro de habitação no Brasil

47 total views, 1 views today

Por Daniel Dantas/Sebrajor

O financiamento da casa própria, quer seja pelo Programa Minha Casa Minha Vida, quer seja pelo sistema financeiro comum é a melhor, se não a única forma para a maioria dos brasileiros conseguir sua casa para chamar de sua.

São analisados sua renda familiar, sua idade, o FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviços) e, o valor do imóvel, aqui você pode primeiro analisar até quando será o valor de financiamento e por quanto tempo. A caixa usa a seguinte regra, não só a caixa, o sistema financeiro como um todo: pouca idade+pouca entrada=prestações mais caras por maior tempo ou ainda: pouca idade+muita entrada=prestação alta por pouco tempo, se você quiser pode escolher alguns jeitos, vai invertendo a ordem como eu fiz nas primeiras vezes. Para resumir: O dinheiro é caro, logo se você precisa, então se prepare, quanto mais precisar, mais vai ter que pagar por mais tempo, entende?

Quem pode financiar a casa a própria

Qualquer pessoa maior de idade pode se candidatar em um financiamento da casa própria, tudo que a pessoa precisa ter é renda, estar trabalhando a pelo menos 6 meses, ter dinheiro para dar a sua parte no imóvel, ter o nome limpo, não ter imóvel próprio em seu nome conseguido por meio de financiamento no estado e ter encontrado o imóvel para comprar.

O que é analisado para a liberação do financiamento

Sobrado no Jardeim Amália até 300 mil reais
 Sobrado com 4 dormitórios, 2 salas, garagem para 3 carros no jd.amália até 300 mil reais: Por Daniel Dantas/Jornal de imóveis

Vamos por parte, como dizia Jeck, o estripador: Primeiro você precisa ir a caixa ou mesmo acessar o site, se não quiser, pode ir direto a uma imobiliária eles vão ver levantar pelo seu perfil até que valor a caixa poderá financiar um imóvel para você.

Será analisado sua idade, fgts, renda familiar, dinheiro que tem em mãos para dar de entrada, isso é muito importante, pois a caixa só financia 80% do total do valor do imóvel, os 20% você precisa ter em mãos.

Encontrar a casa de seus sonhos, dentro de seu perfil

Esta é, em algumas vezes complicado, você precisa encontrar um imóvel que esteja dentro do valor financiado para o seu perfil, por exemplo: imóveis de valores muito baixo quase impossível de encontrar, logo, imóveis com valores acima de seu perfil a caixa não vai liberar.

Eu recomendo que você deixe a cargo de uma imobiliária, pois os corretores de imóveis conhece melhor que você o mercado e saberão encontrar o que melhor se enquadra no seu perfil, porém nunca é demais dar uma pitadinha aqui, outra ali: a dica aqui vai para o imóvel possível, não o ideal. Isto significa que você não deve ficar procurando muito, escolhendo aquele que esta de acordo com o seu gosto, pois, você pode encontrar o imóvel, agora encontrar o imóvel para o seu perfil e, ainda estar de acordo com o seu gosto é outra coisa.

Talvez você encontre com mais facilidade apartamentos, com 1, 2 e até 3 dormitórios que estejam de acordo com o seu perfil, agora casa ou sobrado são mais difíceis de encontrar, sempre são mais caros.

Renda Familiar

Aqui é interessante; caso você tem esposa e filhos, são trabalhadores e,  estão com carteira assinada,  a caixa entende como renda familiar a soma do salário de todos da família para compor a renda necessária para o financiamento, aqui vale uma ressalva: se você é quem vai pagar sozinho então não queira colocar os rendimentos dos outros porque a prestação vem alta e você pode não conseguir pagar.

Idade do titular

A caixa ao analisar a idade do candidato a mutuário(nome) dado a pessoa que adquire um imóvel por meio de financiamento do Programa Minha Casa Minha Vida; CDHU, etc., quer calcular a expectativa de vida dele, logo quanto mais idade, menos tempo para pagar, mais alta prestação do financiamento. Titular do financiamento é da pessoa mais velha, normalmente do marido, isso mesmo que o filho ganhe mais ou a mulher ganhe mais.

Fechamento do financiamento

O financiamento é concluído quando o candidato encontra a casa ou apartamento, novo ou usado, que passe pela avaliação do corpo de engenheiros da caixa, imóvel este que esteja dentro das normas e especificação da caixa. Que esteja no valor do seu perfil. Isso acontecendo você terá que ter a sua parte do imóvel, pois a caixa só financia 80% do valor do imóvel, os 20% é por sua conta.

FGTS ( Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Lembra que a caixa pede o fundo de garantia, pois é, caso não tenha não tem problemas, desde que tenha os 20% do valor do imóvel, para a caixa esta tudo certo. Pois a caixa ao pedir o FGTS, lhe esta dando o benefício de poder utilizar ele, que é seu, nada mais justo, pois é esse dinheiro do fundo que financia o sistema de habitação no país, logo ele será liberado para que você tenha o direito de financiar apenas o seu como ele. Cada ano de FGTS corresponde a um salário seu mensal, logo se você ganha 7 mil reais, tem 10 anos de FGTs, então você terá liberado pela caixa para compor sua entrada 70 mil.

Simulação de financiamento da caixa

Se você tem 35 anos de idade, sua renda familiar é de 6 mil, você vai precisar ter em mãos 20% de 300 mil reais, logo: 300×20% = 60, seu financiamento será de 240 mil, se você tem 70 mil de fgts, então não se preocupe, serão liberados 230 mil reais divididos em até 420 parcelas.

Em quanto tempo sai o financiamento da caixa

Bom, aqui são outros quinhentos. Se você encontrou o imóvel dos seus sonhos, no valor que se enquadra em seu perfil. Tem a entrada correspondente aos 20% ou mais, tem o rendimento exigido, o imóvel esta dentro das especificações da caixa, possa ser que entre 90 e 120 dias você já esteja de mudança para seu novo endereço.

Se este artigo correspondeu as suas expectativas, respondeu suas perguntas, tirou suas dúvidas, foi útil para você então me ajude, inicie um comentário, deixe suas observações, desde já eu vou ficar muito grato, o autor.

 

Siga-nos nas redes sociais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *