Crise no país provoca um caos social com uma geração sem direitos

    18 total views, 1 views today

    A crise econômica em que atravessa o país provoca um caos ema geração de pessoas sem direitos, apena com obrigações.

    Segundo dados do IBGE, o  indice de desemprego no país se mantém estável, porém em patamares elevados. Milhões de brasileiros e estrangeiros encontraram uma saída para a falta de empregos com carteira assinada na informalidade, vendendo alguma coisa ou protestando serviços.

    Nas vias comerciais, nos arredores de terminais de ônibus ou metrô vemos dezenas, até centenas de pessoas vendendo todo tipo de produtos e fast food, a maioria das pessoas tiveram essa como uma única opção de trabalho e renda, desafiando todo tipo de obstáculos imposto pelo sistema, além de suas dificuldades e limitações pessoais para levar para casa os sustentos da família na esperança de que as coisas mudam para melhor e o emprego formal volte ao cenário nacional.

    O problema é que a crise tem se prolongado muito e essas pessoas está ficando para trás para o mercado de trabalho: sem qualificação profissional  ou mesmo sem atualização nas áreas em que estavam trabalhando, com isso vão continuar na informalidade mesmo quando  crise passar.

    Um dos maiores problemas desse universo de pessoas fica por conta da falta de direitos e garantias como por exemplo quem está trabalhando com carteira assinada, como por exemplo: férias , aposentadoria, fundo de garantia por tempo de serviços, 13°salário, assistência médica remunerada, pensão em caso de morte, sem contar que também ficam às margens do mercado por não possuir renda declarada sem condições de se tornar um consumidor em potencial, deixando de ter direitos aos benefícios de financiamentos, como da casa própria, por exemplo.

     

    Siga-nos nas redes sociais

       

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *