Do infantil a Universidade, do público ao particular, Capão Redondo ligado em educação

61 total views, 1 views today

Por Daniel Dantas/Futurapress – Sebrajor

Do infantil a pós-graduação, colégios públicos a particulares, bem como Universidade e faculdade  (Sequencial e a Unasp), você encontra em Capão Redondo.

Capão Redondo, sua geografia e sistema educacional

Uma região com mais de 13km², Capão Redondo esta localizado no extremo da zona sul de São Paulo, mais a oeste de Santo Amaro, que na educação e cultura esta bem servido, faltando apenas as Etécs e Fatécs. Um região que tem mais de 65% dos moradores de crianças e jovens (IBGE).

Mas existem aqui dezenas de escolas particulares, das quais, 90%  na filosofia adventista de ensino, tendo se não a sua totalidade, pelo menos a maioria dos diretores saídos do Campus Universitário Unasp São Paulo ou Engenheiro Coelho, mas dezenas de outras escola particulares não adventista, como por exemplo Colégio São Francisco de Paula, entre outros, como dezenas de colégios públicos de ensino fundamental e médio atendem milhares de moradores da região.

Etéc e Fatéc, em Capão Redondo

Muito embora não tenha uma unidade da Fatéc ou Etéc no bairro, elas estão próximas, mais precisamente na região do socorro, ao lado da av.guarapiranga. Mas foi na educação adventista sempre por perto que o Capão Redondo se desenvolveu, com seus mais de 110 anos de fundação, a Unasp de hoje, Campus São Paulo, foi fundada em 1905 com Instituto Adventista de Ensino ( IAE). Inicio dos anos de 1990 alcançou o status de faculdade e, alguns anos mais tarde tornou se em Unasp, Universidade Adventista de Ensino(Unasp). Referencia nacional na saúde, hoje contempla diversos cursos: presenciais e EAD.

Universidade

A Unasp na metade dos anos de 1980, por volta de 1985 teve parte de suas terras, chamada fazendinha, desapropriada pelo então prefeito de São Paulo, Jânio da Silva Quadros, que possibilitou a implantação do Campus de Engenheiro Coelho, região de Campinas, completando o ciclo de cursos universitários, entre São Paulo, Capital e interior como sendo um dos maiores Campus Universitários do país, referencia nacional em Saúde, Gastronomia e Ciências da computação, de onde forma anualmente milhares de jovens para o mercado de trabalho.

Faculdade

Já a Faculdade Sequencial, não menos importante para a região, tendo contribuição com a formação de milhares de jovens na área da Saúde todos os anos, chegou e se instalou na região por volta dos anos de 2000, mais ou menos, sendo também uma referência em seus cursos.

Escolas Adventistas

Você encontra no bairro diversas escolas adventista, escolas de ensino fundamental e médio, formando crianças e jovens, futuros cidadãos com um filosofia que prima não apenas pela parte acadêmica, mas principalmente na ajuda da formação de um caráter de boa qualidade com princípios cristãos e sociais.

Colégios Públicos

Na área da educação pública, o bairro tem dezenas de escolas de ensino fundamental, em sua maioria municipais e, ensino fundamental e médio estaduais. Como por exemplo escolas bem conceituadas dirigidas por excelentes diretores, como por exemplo o diretor Natalino, que esta á frente do Colégio Estadual Profª. Beatriz Quadros Lemos, no Parque Fernanda que há mais de 15 anos dirige com maestria aquela unidade.

Também não poderíamos deixar de citar aqui a Cida do Moud de Sá, um colégio Estadual de ensino fundamental e médio localizado no Jd.Comercial, entre tantos não devemos deixar de mencionar Colégios tradicionais como por exemplo: Ronaldo, jardim Irene, Tenente, Jardim das rosas e tantos outros, porém a qualidade dessas escolas não foram por acaso, tem em seu corpo docente todo um trabalho e dedicação, dirigido pela delegacia de ensino SUL 2.

Cursos livres de idioma, informática e preparatórios

Além de tantas escolas, colégios, creches, você encontra ainda no que toca a educação, franquias e escolas de Supletivo 1º e 2º graus, Ensino de Idioma e informática, mas, por se tratar de uma região habitada por famílias de baixa renda muitas Organizações Não-Governamentais abraçaram a causa e, trouxeram para si a missão de educar e formar jovens carentes sem condições de pagar por cursos de qualificação.

Entre elas podemos apontar a título de ilustração algumas como por exemplo o ECOE, na Av.Felipe Carrillo Puerto, 40, Fundação Cafu, que tem contribuído para formação de jovens e adultos carentes com cursos e atividades lúdicas e esportivas totalmente gratuitas, como são tantas e, no momento não temos os dados de todas elas, para não nos tornarmos injustos com as demais prometemos fazer uma matéria sobre todas elas, seus cursos, ano de fundação e fundadores, assim queremos desde já pedir desculpas aqueles que não citamos no momento.

Sebrajor, agência de jornalismo e propaganda, produtora de conteúdo/Tel: (11) 5824-7505 / Cel: (11) 9-99328251 Whatsapp

Siga-nos nas redes sociais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *