Fique por dentro dos diferentes sistemas de freio automotivos que existem

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    Por Daniel Dantas/Sebrajor

    Todo veículo automotor, bem como bicicletas e, aviões precisa ter um bom sistema de freio em perfeito estado, com lonas, fluídos, pastilhas, flexíveis,etc.

    http://automoveiseletricos.blogspot.com/2012/07/sistema-de-frenagem-regenerativa-em-evs.html
    Reprodução da internet.

    Vamos falar neste artigo de três sistemas de freio, freio a disco pneumático, freio a ar comprimido e freio motor. Espero que ajude você, pois conhecimento é tudo que você precisa para evitar acidentes. Em outro artigo falei sobre a distância de parada de um veículo, se você não leu, vale a pena, depois deste artigo e assista os vídeos que escolhemos que trazem dicas importantes para que faça uma boa manutenção do freio de seu veículo.

    • O que é freio a disco
    • Freio ar comprimido
    • Freio motor

     

    Freio a disco pneumático para veículos comerciais

    Este sistema é um modelo flutuante, projeto para para ser um freio de serviço, de estacionamento e auxiliar no eixo traseiro e no eixo dianteiro de carros pesados. É acionado por meio mecânico que contém um cilindro de diafragma ou por cilindro com mola, este sistema é montado na tampa do

    Cavalete do freio

    O freio a disco completo, incluindo cilindro de freio, consiste de dois subconjuntos:

    a) Cavalete de freio;
    b) Suporte de freio.

    A montagem do cilindro do freio no cavalete permite a obtenção de uma unidade muito compacta.

    Montagem do Cilindro de freio

    O Cilindro é montado no cavalete por meio de uma flange e sua haste de acionamento e localiza-se no na alavanca do freio. A alavanca e o eixo formam uma unidade integrada. No momento em que o cilindro do freio que, devido ao seu perfil especial, se afasta proporcionando o movimento linear constante. Esse movimento linear da alavanca do freio empurra o mecanismo atuador na direção do disco do freio.

    Regulagem do mecanismo

    O mecanismo de acionamento do freio é um dispositivo de regulagem automática, progressivo e variável, que compensa o desgaste das pastilhas e proporciona uma folga constante, independentemente da foça de acionamento.

    Tipos de pastilhas recomendável

    Com o objetivo de fazer com que o tempo de trocas das pastilhas seja maior, a unidade utiliza pastilhas de freio com uma grande espessura desgastável. O projeto permite a substituição rápida e fácil das pastilhas. Isto possibilita a otimização das situações de instalação, por exemplo, a obtenção de bons ângulos de observação do conjunto.

    Leia também:
    Freio a ar comprimido
    Freio motor
    Distância de parada.

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