Não seja um protetor dos animais…peçonhentos, eles vão te matar.

    117 total views, 1 views today

    Por Daniel Dantas/Sebrajor

    Em 2018, eles provocaram mais de 22 mil acidentes, levando 7 pessoas a óbito no Brasil, os escorpiões são gratos a você pelo lixo e entulho.

    De clima tropical e subtropical, os escorpiões são do grupo das *aracnídeos, igualmente as aranhas e carrapatos, encontrou em clima quente e úmido seu local ideal para sobreviver e desenvolver, existem muitos, porém os que mais provocam acidentes no Brasil são os tityus.

    De hábitos noturnos, os escorpiões, aranhas e carrapatos procuram ficar durante o dia em locais úmidos, escuros e quentes, normalmente em buracos, frestas de paredes, troncos, debaixo de entulhos e, sobre pedras, porém na cidade fica muito a vontade, pois encontra no hábito pouco saudável de algumas pessoas em insistirem e alimentar ratos e baratas, jogando restos de alimentos processados ou in-natura em lixeira.

    Isso alimenta ratos, moscas e baratas, facilitando a proliferação dos aracnídeos, principalmente de aranhas e escorpiões que tem nesses animais sua principal refeição.

    O simples ato de não colocar alimentos na lixeira muito antes do lixeiro passar já reduziria significativamente o risco de infestação e consequentemente acidentes com animais peçonhentos:”peçonha”=veneno.

    Os maiores acidentes em áreas urbanas acontecem com trabalhadores da construção civil, transportadores de hortfrutgrangeiros e, com crianças em razão de estar sempre nos quintais. Por isso todo cuidado é pouco com a limpeza e higiene de casas, jardins e quintais.

    Os trabalhadores da construção civil devem sempre utilizar de IPis apropriados como por exemplo: calçado de raspa de couro; luvas com raspas de couro e, procurar tomar cuidado com entulhos depositados com resto de obras. Da mesma forma os transportadores de hortfrutsgrangeiros que devem também utilizar de IPis apropriados, já no caso de quintais, onde os maiores acidentes ocorrem principalmente com as crianças, os país devem manter com regularidade a limpeza do mesmo, inclusive de jardins e plantas trepadeiras e, evitar deixar sobras de alimentos ou de construção.

    Animais de estimação

    Um habito normal entre a população em geral é colocar alimentos para animais, deixando a vazilha cheia durante a noite, isso faz com que ratos, escorpiões, baratas e insetos de uma forma geral façam de seu quintal um celeiro.

    Dicas importantes

    • Coloque alimento sempre perto do escurecer, espere que o animal coma o suficiente e, retire a vasilha de comida, lavando-a em seguida, isso afasta os animais peçonhentos, principalmente as aranhas, ratos e, escorpiões;
    • Não deixe nem vasilha com água no local, se for preciso principalmente em noites quentes, então procure deixar da altura do dorso do animal, evitando que ratos tome água com seu cachorro;
    • Hábitos noturnos, como roedores, aracnídeos e insetos tem hábitos noturno, então cuidado com frestas debaixo de portas, janelas, conduítes, etc.,, no caso dos conduítes procure manter os espelhos de tomadas em suas caixinhas, isso evita que os escorpiões e, aranhas façam deles seu caminho até sua casa. Nas soleiras das portas procures colocar sacos, tipo travesseiro de areia, evitando que eles passem debaixo da porta e, no caso de janelas coloque redes com malha fina de boa qualidade assim você evita os escorpiões, baratas e aranhas, mas também os mosquitos transmissores da dengue.
    • Em casa afaste a cama das paredes, evite que roupas de cama fiquem tocando o chão e, não deixe roupas fora do guarda-roupas. Antes de dormir verifique debaixo de camas, cantos de sofás ou em sapatos e botas para ver se não tem aranhas ou escorpiões.

    Cachorro com fome come no vizinho, da mesma forma são os insetos, roedores e, aracnídeos, se eles não encontrarem comida em sua casa, no seu quintal, vão para a casa dos vizinhos, por isso vale  a pena você promover em sua vizinhança um mutirão de limpeza.

    OBS: Venenos não são recomendados, até porque podem causar acidentes domésticos que em muitos casos são até mais letais do que os escorpiões, porém promovendo limpeza permanente e, não deixando sobras de construção civil em casa, já vai ajudar, claro, não se esquecendo de retirar e lavar a vasilha de alimento do cachorro durante a noite.

    Muito embora não seja recomendado o uso de venenos para baratas, ratos, insetos  e, aracnídeos de uma forma geral, caso você more em local onde faça limite com terrenos baldios que possam estar infestados uma aplicação de veneno ajuda e muito, pois essa aplicação vira uma barreira sanitária e, isso esse animais peçonhentos não gostam, vão embora.

    Utilização de aves como forma de combater

    Você até pode ter, mas pouco vai adiantar, pois os aracnídeos como você já viu, tem hábitos noturnos e, as aves domésticas tem hábitos diurnos, chega ser um contra-senso, um sai ou outro entra, mas pode ajudar de certa foram para aqueles bichos mais atrevidos, mais desavisados.

    Considerações gerais

    Em caso de acidentes com animais peçonhentos o correto é capturar o animal, vivo ou morto, custe o que custar e, levá-lo com a pessoa acidentada ao pronto socorro, pois a rápida identificação do animal peçonhento evita perda de tempo na prescrição do soro pelo médico, caso contrário ele poderá ter que fazer testes, erros e acertos, para tentar de alguma forma de acordo com a reação do paciente fazer a medicação correta.

    OBS: Por não ser assim tão comum a infestação de animais peçonhentos em área urbana, os soros e vacinas produzidas no Brasil é distribuído de acordo com a necessidade apresentada pelo município, por essa razão nem todos hospitais e prontos socorros dispõem de doses em estoque, normalmente tem em lugares com forte incidência de picadas ou mordidas, por isso ter em mãos o(s) locais onde existe um banco de reserva desses medicamentos podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

    Dowload dos locais de atendimento para pessoas que sofreram acidentes com animais peçonhentos em todo Brasil, peconhentos_unidades!

    Os aracnídeos (Arachnida) são uma subclasse do filo dos artrópodes que inclui, entre outros, aranhascarrapatosácarosopiliões e escorpiões, compreendendo mais de 60.000 espécies distintas. O nome desta classe tem origem na figura da mitologia grega Arachne, porque as aranhas foram os primeiros membros a pertencer a esta classe. Quase todas as espécies são animais terrestres.

    Siga-nos nas redes sociais

       

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *