O que é Score Credito, pontuação de crédito

    56 total views, 1 views today

    Score crédito, traduzindo para o bom português se chega ao ponto de crédito, como é esse ponto, porque foi criado e como cada pessoa é avaliada.

    Antigamente, principalmente nas periferias das grandes cidades e, nas cidades do interior obter um crediário era mais fácil, todo mundo se conhecia, logo se chegava nas mercearias, bares, lojas ou até mesmo em postos de combustíveis e comprava afiado. A pessoa chegava ali, escolhia a mercadoria, pedia para anotar na caderneta e quando recebia o salário do mês, fazia o pagamento ao dono do comércio. O tempo passou, as cidades cresceram, cresceu também o número de pessoas desconhecidas na região e, claro, mudaram também a a personalidade das pessoas, com isso precisava criar uma forma de se proteger contra os maus pagadores, por isso a associação comercial do estado criou suas fórmulas de proteção, criando um cadastro de maus pagadores e, para diminuir os riscos adotou um sistema de ponto que vai de 0 à 1000 pontos, quanto mais pontos, menos riscos a pessoa oferece ao fornecedor(credor), a esse nome, emprestado do Inglês, veio o Score Crédito.

    O sistema funciona de forma a proteger o comercio quanto aos inadimplentes, aquelas pessoas que oferecem grandes riscos de não pagar as suas contas. Com isso o mercado hoje tem mecanismos que facilitam sua vida, vendendo apenas para os que oferecem menores riscos ou nenhum risco.

    Além de tudo isso também ocorreram a entrada das financeiras, aquelas que aceitam em troca de uma taxa assumir o risco. Porém essas financeiras estabeleceram regras para minimizar esses riscos. Onde o cliente passa por uma avaliação de crédito, comum aos grandes magazines e lojas de departamentos. As operadoras de cartão de crédito são bons exemplos de financeiras, por isso muitas dessas operadoras pertencem aos próprios bancos. Porém para que você consiga um cartão de crédito e que tenha um bom limite é preciso ser um bom pagador, ter movimentação financeira, ser detentor de um bom salário e, claro, ter capacidade de compras, isso aumenta sua nota, seus pontos de crédito, logo todo mundo quer ter você como cliente.

    Empresas de análise de crédito no Brasil

    Existem milhares de empresas de análises de créditos no país, mais as principais são SPC Brasil, Serasa Expirian. São empresas que pertencem aos sistema de proteção de crédito interligados ao sistema financeiro, às associações comerciais de todo país e, atuam com verdadeiros guardiães de dados sobre bons e maus pagadores. Mais além dessas duas empresas, você pode contratar empresas que por uma pequena taxa vai analisar com segurança os riscos que um consumidor possa trazer para o seu negócio.

    Essas empresas cobram uma taxa de adesão, cadastram você em seu sistema que por meio de um site, através de login e senha permitem que você faça uma pesquisa sobre pessoas, empresas, veículos, telefones, etc., podendo ver se a pessoa pesquisada, física ou jurídica possui alguma restrição financeira.

    Além disso você vai verificar se o endereço que ela passou realmente é dela; se o telefone esta mesmo cadastrado em seu nome; se aquele CPF ou CNPJ teve muitas pesquisas nos últimos dias, indicando ai um possível endividamento da pessoa em questão.

    Scoring Crédt

    Scoring Crédt, pontuação de crédito pode facilitar a vida de muitas pessoas, por isso todo cuidado é pouco, antes de mais nada ter em sua empresa um sistema de análise de crédito é de fundamental importância. Saber que realmente você tem uma carteira de clientes que pode contar com a sua fatura é de suma importância.

    Baixa pontuação

    Muitas vezes uma pessoa tem a pontuação baixa por falta de compras a prazo, por falta de movimentação financeira ou por dividas no mercado.

    Como aumentar o score

    Qualquer pessoa pode pedir uma reavaliação em seu escore junto às principais empresas de análise de crédito (SPC, Serasa), para isso você precisa entregar na empresa dados que justifiquem que o seu Score pode ser melhor.

    Como evitar que Score baixe

    Uma das fórmulas para se evitar que o seu Score fique ou permaneça baixo é pagar suas contas em dia, toda conta paga por meio do sistema bancário pesa na avaliação de se Score, para mais ou para menos, por isso evitar atraso em seus pagamentos é um bom sistema para melhorar o seu Score.

    Outra coisa que melhora seu Score é sua movimentação financeira, declaração de imposto de renda, pedir CPF nas notas de compra de produtos em Postos de combustíveis, supermercado, etc.

     

     

    Siga-nos nas redes sociais

       

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *