Que bicho é esse: “TCC” trabalho de conclusão de curso, você sabe?

60 total views, 1 views today

Por Daniel Dantas/Futurapress/Sebrajor

Fim de ano, fim de curso, técnico, tecnólogo, graduação-, todos pedem um trabalho dissertativo sobre o curso que acabou de fazer, o tal: “TCC, Trabalho de conclusão de curso“, que bicho é esse?

Bom, o trabalho de conclusão de curso pode ser feito individualmente, em dupla ou mesmo em grupo. Normalmente dirigido e orientado por um professor do curso e tem como objetivo avaliar o que o aluno aprendeu e do que pensa do curso.  Este trabalho de conclusão vai avaliar seu aproveitamento, além de escrito, também depois o aluno vai ter que falar sobre sua dissertação em frente a banca examinadora, sob pena de ter o certificado retido, logo: TCC é uma redação dissertativa, sabe lá o que é isso?

Então a primeira ideia aqui é desmistificar o TCC, pois, você sabe, se aprendeu então porque não dizer com clareza o que aprendeu, o que acha do curso qual é a sua posição, francamente hein, que bicho á nisso? Acredito que falar do que aprendeu é fácil, pode sim, ser difícil montar um esquema para colocar as suas ideias, por isso se atenha na pré-escrita.

Como viu, dissertar é emitir opinião de valor sobre um dado tema, no seu caso o tema é o seu curso, curso esse que para pegar o certificado só precisa do tal: TCC, entende? Fale sobre o que achou do curso, de como ficou satisfeito com que aprendeu, quais foram as dificuldades e porque delas. Por fim, emita um opinião clara de como você acredita que o curso vai ser importante em sua vida e na vida das pessoas, aproveite para falar um pouco de como poderá contribuir com a sociedade com o que aprendeu.

Não se esqueça, muito embora a opinião seja sua, aproveite para citar fontes sobre temas ou detalhes do seu curso, cuidado, não citá-las não é uma boa, alguém pode achar que isso seja usurpação, esquece, pode interpretar com plágio, sei lá, coisa assim.

Nunca é demais dizer que essa é uma parte importante, serve tanto para avaliar sua capacidade de assimilação, aprendizado como também para analisar seus professores e a própria escola, então pense. Não esqueça que vai ter uma banca examinadora, então cuidado com suas ideias, possam ser polêmicas e ofensivas, isso leva a reprovação, por fim quero dizer que o TCC tem uma estrutura, estrutura essa regida por normas técnicas, com certeza já ouviu falar na ABNT ( Associação Brasileira de Normas Técnicas), nunca seria demais pedir que cheque que normas regem a elaboração do TCC, assim isso fica mais fácil em sua mente.

Obs: Não compre TCC, se não seria melhor comprar o diploma, já que não aprendeu nada mesmo no curso. Outra coisa, plágio é fraude, que também anula seu tcc, qui coisa hein?

 

Siga-nos nas redes sociais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *