Sarampo do contágio ao tratamento por Daniel Dantas

    219 total views, 6 views today

    Por Daniel Dantas/Sebrajor

    O Brasil tem passado por um surto de Sarampo onde mais de 600 pessoas já morreram vítimas da doença, São Paulo é o Estado em que mais pessoas morreram, isso acontece porque o Sarampo é uma doença altamente contagiosa.

    O que é o Sarampo

    Causada por um vírus o Measles morbillivirus, o sarampo apresenta alguns sinais importantes como febre alta, normalmente acima dos 40ºC, , tosse, corrimento nasal e olhos inflamados, por isso se esses sinais apresentar entre membros de sua família a busca por socorro médio deve ser imediata.

    Uma das características do Sarampo é que dois ou três dias após os sintomas aparecerem, outro sinal não menos importante também aparece no doente, trata-se de pontos brancos no interior da boca, denominado sinais de Koplik.

    Em uma fase mais avançada da doença, entre 3 e 5 dias após os primeiros sinais de contágios o doente começa a desenvolver manchas vermelhas e plana, normalmente se inicia em torno do rosto da pessoa e começa a se espalhar para todo o corpo.

    Todos os sintomas do Sarampo começam a aparecer depois dez, doze dias após o contágio pelo vírus e duram entre sete e dez dias.

    Em uma fase mais grave da doença, cerca de 30% dos doentes podem ter evolução para diarreia, cegueira, inflamação do cérebro e pneumonia.

    Formas de contágio

    Ficar em ambiente fechado, onde tem á pouca ventilação e muita gente aglomerada como por exemplo trens, ônibus, cinemas, shoppings é muito perigoso, pois uma pessoa que esteja contaminada pelo vírus do Sarampo ao tossir ou espirrar pode facilmente contaminar as pessoas no entorno.

    Outra forma de contágio esta na saliva ou secreções nasais, por isso ter sempre às mãos um álcool em gel, lavar as mãos sempre que sair ás ruas e não levar às mãos a boca, olhos, nariz etc., é uma forma de evitar a propagação da doença.

    Segundo literatura médica uma pessoa só se contamina uma vez na vida pelo vírus do Sarampo, pois ou fica imunizada pelo vírus ou pode sofrer complicações mais sérias, pois a doença pode levar a óbito.

     

    Forma de prevenção

    Além dos cuidados com o ambiente, com a higiene, a vacinação é a única forma eficaz de prevenção, por isso todos devem passar pelo processo da vacinação.

    A OMS define prioridade vacinar todas as crianças, seguidas dos jovens e adolescente, depois as pessoas de meia idade até os adulto. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a vacinação reduziu em  75% o número de mortes por sarampo entre 2000 e 2013.

    Tratamento

    Não existe um tratamento específico, pré definido, cuidados especiais melhoram o prognóstico, entre eles estão a administração de solução de reidratação oral com líquidos em meio leve adocicados e salgados, alimentos saudáveis e antitérmicos para controlar a febre.

    Em caso de evolução para pneumonia, uma infecção secundária bacteriana, pode ser administrados antibióticos que vai combater a infecção, também a administração de vitamina A, como a que são recomendadas em países desenvolvidos como suplementação ajuda na recuperação do paciente.

    Uma doença mortal, segundo consta na literatura médica, afeta anualmente perto de 20 milhões de pessoas, em sua maioria em países em desenvolvimento nos continente Africanos e Asiáticos e no continente Americano, principalmente nos países do Sul Americano e latino americano.

    Segundo a OMS o sarampo é a doença que mais mata em todo o mundo do grupo de doenças que podem ser evitadas por vacinação da população.

    Apesar dos esforços dos governos, a doença tem voltado em países onde já se considerava erradicada, apesar de tudo os números tem demonstrado que o homem vem vencendo esta terrível doença, passando de 545 mil mortos nos anos de 1990 para menos de 96 mil mortos em 2013.

    Consta-se nos anais da história que é estimada em 1980 mais de 2.600 milhões de pessoas perderam a vida para o sarampo, crianças, aquelas menores de 5 anos não vacinadas são as maiores vítimas dessa terrível doença. O índice de mortalidade entre os infectados chega a ser de 0,2%, porém se o caso entre os infectados for acometidos por desnutrição o índice poderá facilmente levar a óbito 10% de todos os pacientes.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sarampo

    Siga-nos nas redes sociais

       

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *