Sistema de Segurança Pública de um estado brasileiro por Daniel Dantas/Sebrajor

333 total views, 3 views today

Os estados brasileiros possuem uma estrutura de segurança pública própria,  onde diversos órgãos unidos, coligados ou independentes trabalham com o mesmo objetivo, o de promover a segurança pública de todos como moradores, turistas, animais e patrimônios em geral, por meio da Policias Militar, Policia Militar Corpo de Bombeiros, Policia Civil ou judiciária e Conselho de Segurança Pública (Conseg), todos são diretamente subordinados ao Secretário de Estado de Segurança Pública nomeado pelo governador de estado.

Combate e prevenção

Policia Militar e Guarda Civil metropolitana

Podemos assim definir os órgãos de segurança pública de um estado: os que atuam preventivamente, quer seja na ronda ostensiva com a Policia Militar e a Guarda Civil metropolitana, a estes cabem combater diretamente a criminalidade, são eles que aparecem quando você liga para o CUPOM, no 190 ou ainda quando estão presentes nas imediações de escolas, hospitais, ruas e avenidas e região comercial, só a sua presença já inibe a ação de criminosos.

Treinamento

Variam de estado para estado, porém os militares e guardas metropolitanos recebem treinamento tático, direitos humanos e legislação como: Direito Penal e Direito Constitucional, além de treinamento físico, tiro ao alvo, fazendo com que tenham um preparo com o mínimo do que vão enfrentar nas ruas.

Carreira Militar

O interessado em entrar para a carreira militar nas policias militares do país precisam prestar concursos públicos, cada estado da federação tem suas próprias regras, exigências e salários.

Guarda Civil Metropolitana

Já para o ingresso nas Guardas Civil de todo país precisam também ser concursados, porém, neste caso são as prefeituras que promovem seus concursos, todas com regras próprias. As Guardas civil passaram a partir deste ano segundo votação no congresso a ter poder de policia, no caso, guardas de cidades onde podem trabalhar armadas.

Secretaria de Segurança Pública

Todo estado tem a sua secretaria de segurança, que é comandado pelo Secretário Estadual de Segurança Pública, que tem sob seu domínio o Delegado Geral de Policia e o Comandante da PM, normalmente um Coronel PM, nomeado pelo governador, é dela*secretaria) a incumbência de promover ações de combate a violência por meio de seus comandados.

Policia Militar

A Policia Militar,  na pessoa de seu comandante, um Cel Pm,  diretamente ligado ao Secretário de Segurança Pública do Estado é o comandante geral de toda policia, de quartéis, cias, batalhões e escolas de Sargentos e oficiais pm.

Corpo de Bombeiros

Também sob direção do Comando direto da Policia Militar, o Corpo de Bombeiros tem um comandante geral nomeado pelo comando da pm, que tem o objetivo e preparar a tropa de combate a incêndio, bem como a de propor ações de prevenção além de compra de equipamentos e nomeação de comando de Pelotões e Quartéis de bombeiro no âmbito Estadual.

Policia Civil

Comandada por um Delegado Geral, delegado de policia, normalmente o mais velho no cargo, com mais experiência e ótima formação, também indicado pelo Governador ou pelo secretario de segurança é, dele, delegado geral promover, propor e coordenar ações no âmbito da policia civil em todo estado.

Guarda Civil

O Comando da Guarda Civil fica a cargo de uma pessoa da confiança do prefeito e da câmara municipal, cabe a ele coordenar toda a ação dos policias:”guardas municipais”, na proteção dos prédios públicos, tal como parques, escolas municipais, câmara municipal, palácio do prefeito, bem como propor ações de combate a violência na cidade, quer seja em parceria com o Estado(PM e Guarda Civel), quer seja diretamente pela prefeitura.

Governado de Estado de São Paulo

 

Composição da Cúpula da Segurança Pública no Estado de São Paulo

 

 

Siga-nos nas redes sociais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *