Um negócio de sucesso começa pelo conhecimento, fique por dentro

19 total views, 1 views today

Por Daniel Quental/Sebrajor

Abertura de empresa no país cresce da mesma forma que o fechamento, no Brasil mais de 70% das empresas segundo o Sebrae não completam 5 anos, e, só 1% das empresas passam dos 10 anos.

Em um país onde o desemprego alcança índices alarmantes, como no Brasil que chegou mais de 14,7 milhões de desempregados em 2017, abrir uma empresa foi a saída que muita gente encontrou para driblar a crise. O grande problema que a maioria das pessoas enfrentam é a falta de conhecimento em que tipo de negócio abrir, qual o modelo ideal e, como administrar boa parte desses sequer emplacam o primeiro ano, 70% deles não passam do quinto ano, 18% sequer chegam ao terceiro ano, apenas 1% passam dos 10 anos, por isso conhecimento pode ser o limite entre o sucesso e o fracasso dessas empresas.

Além de um capital mínimo para abrir qualquer que seja o negócio, entender do negócio em que se pretende empreender é fundamental, por isso recomenta-se que conheça bem do mercado em que vai empreender. Conhecer significa conhecer do negócio propriamente dito, tal como: produtos, serviços, fornecedores, manipulação, legislação, público alvo, capital de giro necessário e mão-de-obra que vai operar na empresa.

E a maioria das pessoas não observam esse detalhe, pensam que, porque trabalham no ramo como empregado por alguns anos, já seria o suficiente para empreender. Se você souber apenas um dos detalhes e, não dominar o conjunto de informações a chance de que o negócio não dê certo é muito grande.

O ideal nos dias de hoje é conhecer tudo sobre o que vai ou que pretende fazer, fazendo uma lista dos principais pontos e, fazer um check list depois, assinalando quais os pontos domina e, quais não domina, depois buscar ajuda para aprender sobre aqueles pontos de que tem dúvidas ou de que não tem conhecimento.

Você poderá buscar ajuda no Sebrae em um dos balcões Sebrae que existem pelo Brasil  a fora. Se por acaso você não tiver conhecimento sobre o endereço e o que buscar, acesse o site, ligue, se informe, anote e, agende uma visita, você vai se surpreender sobre o que eles podem fazer por você e, o que é melhor, na maioria das vezes totalmente grátis.

Um forma  ideal seria conhecer os diferentes modelos de empreendedorismo que existem, conhecer seus prós e contra e, só depois tomar uma decisão, pois existem formas de empreendedorismo no seu tipo de negócio que evita todo o tipo de problemas, que facilita a sua vida, tanto em recolhimento de taxas, quanto em produtos, serviços ou fornecedores, pois tudo já foi previamente analisado, estudado e, selecionado para que você tenha um baixo índice de risco.

Você pode optar pelo MEI ( Micro empreendedor Individual), ME (Micro Empresa); LTDA, que é necessário que tenha um sócio e, vocês dividem em cotas, além o S/A, Sociedade Anônima, que é de Capital Aberto.

Também temos os modelos de negócios, entendendo que basicamente se dividem em dois o que você assume todo o risco e, o que alguém já sabe o caminho que deve caminhar, são as franquias de negócios.

Existem franquias para todo tipo de produtos, serviços, gostos de bolsos e, o que é melhor, com o menor risco, tudo que você precisa fazer é pesquisar, analisando o seguinte tripé: Gosto, Capital necessário e, local, o resto a própria empresa já oferece, desde treinamento e suporte.

Embora os riscos são mínimos, não se iluda, eles existem, por isso investigue sobre a franquia que pretende adquirir, analisando o mercado, observando a tendência e, claro, pesquisando com quem já esta nela.

 

Faça o melhor negócio da sua vida, acesse aqui e compre o seu, eu quero o meu.

Por Daniel Quental/Sebrajor

Siga-nos nas redes sociais

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *